Exercícios reduzem o inchaço e as dores, além de melhorarem o mau humor e a ansiedade.
Mau humor, cansaço, irritabilidade excessiva, insônia, dor abdominal, enjôo... a tensão pré-menstrual (TPM) assombra cerca de 75% das mulheres entre 20 e 45 anos. Mas o
Pilates, atividade física que fortalece e dá mais flexibilidade aos músculos, promete aliviar estes sintomas.
A atividade ajuda a mulher a enfrentar o período especialmente porque melhora o fluxo sanguíneo.
O Pilates diminui o inchaço, melhora as alterações de humor, reduz a ansiedade, o estresse, as dores no corpo e as tensões geradas nos dias da TPM.
Por causa do trabalho respiratório que a prática exige da aluna, a endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer) é liberada pelo organismo, aliviando o transtorno da TPM.
Para sentir os efeitos da atividade, a recomendação dos profissionais é praticá-la pelo menos duas vezes por semana, durante 30 minutos. “O mais importante é a mulher manter a frequência nas aulas. Em média, depois de 15 ou 20 sessões, ela começa a perceber alguma diferença. Depois de 30, ela começa a se sentir uma nova pessoa.
O Pilates, além de ajudar contra a tensão pré-menstrual, também é indicado para outras finalidades. Por alongar e fortalecer a musculatura, a prática previne lesões, corrige a postura, alivia dores musculares, melhora o equilíbrio, a coordenação e a capacidade respiratória, e ainda serve para pessoas que precisam passar por processos de reabilitação física.
Mulheres que não praticam atividades físicas regularmente costumam sentir mais os efeitos da tensão pré-menstrual. Além disso, seu fluxo menstrual geralmente é maior.
Fazer atividade física, pelo menos duas vezes na semana, é essencial para combater todos os problemas que a TPM pode causar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário